" />

Regras para utilizar a iluminação direcionada da maneira correta

Criar ambientes confortáveis já foi assunto do blog, agora, vamos falar um pouco sobre as lâmpadas que nos auxiliam a chegar aos resultados esperados aliando conforto e eficiência.  Quando for escolher suas lâmpadas de foco existem dois aspectos que devem ser levados em conta, são eles: ângulo de abertura e Iluminância (lx). Um mesmo modelo de lâmpada possui diversos ângulos de abertura, por exemplo, uma mini dicróica pode ser encontrada em ângulos de abertura de 36°, 30° e 25°. A Iluminância (lx) será útil para descobrir o quanto de luz atingirá o seu ponto de interesse.

Informações do fabricante STELLA para lâmpadas mini-dicroicas: http://stella.com.br/produtos/lampadas/3

Com base no infográfico acima vejamos um exemplo: para iluminar três objetos de 80×80 cm à 2 metros da fonte de luz qual seria a melhor opção? Vamos considerar um pé direito de 2,5 metros.

A escolha mais eficiente seria a lâmpada de 25° de abertura

E a Iluminância, qual seria a importância dela nesse exemplo? O infográfico nos mostra 172 lx para a lâmpada 25°. Para efeito de comparação o olho humano consegue distinguir formas a partir de 50 lx. Ou seja, com 172 lx seria possível destacar os objetos e valorizar suas formas e cores.  No post analisamos um modelo e seus três ângulos de abertura. Existem diversas lâmpadas de foco e cada uma possui características distintas. Saber ler as informações dessas lâmpadas para escolher a mais adequada será um dos desafios de um bom projeto luminotécnico.


Atualizado dia 19/10/2017