O que um ciclista, um ferro de passar e uma lâmpada tem em comum?

O Watt, representado pela letra (W), é uma unidade de medida para medir potência. A quantificação da potência está presente nos equipamentos eletroeletrônicos para expressar o quanto de energia é transformado em desempenho. Portanto, o Watt é usado para variados produtos, desde que esses exerçam algum tipo de desempenho, por exemplo:

1) Alto-falantes convertem Watts em desempenho de som *

2) Secador de cabelo converte Watts em temperatura ar e velocidade do sopro**

3) Até mesmo no esporte o watts pode ser utilizado para medir a força necessária para um ciclista atingir uma determinada velocidade, veja um exemplo no link da matéria 

4) Os carros também têm seus desempenhos medidos por potência, porém, a unidade de medida costuma ser Cavalo-Vapor, representado pelas letras (cv). Com um conversor de unidades pode-se até saber a potência de um carro em Watts, por exemplo, um carro 1.0 de 71cv exercerá em sua rotação máxima 52.300 watts

Mas e na iluminação? Qual a relevância do Watt?

Atualmente, na hora de escolher a lâmpada, muito se discute a respeito de Watt e Lúmen. Então, quando for procurar uma lâmpada e estiver em dúvida se os Watts da embalagem vão lhe trazer um grande desempenho fique atento ao Lúmen. No próximo post explicarei um pouco sobre essa unidade de medida tão importante para a iluminação da sua casa. Por mera descontração, faça essa analogia, um ferro de passar possui 1500 w de potência, mas não emite luz alguma, ou seja, nem sempre uma lâmpada com alto numero de Watts será a melhor solução para o seu projeto luminotécnico.

charge

*O objetivo do texto não é discorrer sobre desempenho de som, essa analogia está bem simplificada, para uma melhor análise de Watt/som existem estudos específicos.
** O objetivo do texto não é discorrer sobre o desempenho de secadores, essa analogia está bem simplificada, para uma melhor análise de Watt/Desempenho de secadores existem estudos específicos.


Atualizado dia 01/08/2017