Iluminação Estratégica em Provadores

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O cliente olha as vitrines planejadas por profissionais para atraí-lo, entra na loja e escolhe os produtos que lhe chamam atenção, e se dirige ao provador. Esse é o momento em que muitas lojas perdem o cliente potencial, o provador é uma etapa essencial na escolha das peças de roupa, e é importante que o cliente se sinta confortável dentro dele.

Para garantir o conforto do cliente nessa hora tão importante as lojas investem em diversas técnicas, desde o espelho utilizado até as cortinas e posição dos ganchos, tudo é pensado para que o cliente leve as roupas e sinta-se bem nelas.

Mas a iluminação também é um ponto importante nessa hora, a forma como o ambiente é iluminado pode influenciar as sensações do consumidor ao verificar o caimento das roupas no espelho. Confira os tipos de iluminação mais utilizados e como eles podem influencia a compra:

Iluminação branca e direta:

Ao utilizar essa iluminação o lojista realça todos os detalhes das peças, mas deve tomar muito cuidado, pois realça também os pequenos defeitos no corpo do consumidor, fazendo com que ele note coisas que nem sabia da existência;

Iluminação branca indireta:

Ideal para realçar as cores originais das roupas e ajudar o cliente a verificar o que se encaixa melhor ao seu tom de pele. Mais suave do que a iluminação direta, ela costuma trazer um pouco mais de conforto ao ambiente, fazendo com que o cliente passe mais tempo experimentando as roupas e tenha menos receio de voltar ao provador se necessário;

Iluminação quente:

Ela costuma criar um ambiente aconchegante, mas deve ser usada com cautela principalmente em espaços pequenos. Usar essa luz com cores vibrantes e tons quentes pode deixar o ambiente claustrofóbico. Em contrapartida ela não realça os defeitos no corpo do cliente, dando uma visão mais parecida com a realidade e com o cliente vê nos espelhos de casa, evitando que ele se decepcione após a compra;

Iluminação esverdeada ou azulada:

Pode ser usada em ambientes com muitos tons quentes ou terrosos, para ajudar a equilibrar a visão do consumidor, mas deve ser usada com cautela para não causar estranheza ao consumidor na hora de se olhar no espelho. Também não deve ser muito forte ou direta para não causar diferença nas cores das roupas.

Entender de iluminação e contratar um profissional para a missão de iluminar sua loja é essencial para garantir um bom resultado nas vendas.


Atualizado dia 08/02/2017