" />

Como iluminar ambientes infantis

A luz certa pode causar a sensação desejada em qualquer pessoa, inclusive nos pequenos, influenciando em suas atividades, em seu sono e estimulando pontos importantes para o desenvolvimento das crianças.

Algumas crianças são mais ativas do que outras, nesses casos prefira o uso de tons mais quentes para o quarto e ambientes que requerem maior introspecção, já que a luz fria costuma deixá-los mais despertos e atentos.

Crianças que tem dificuldade para dormir podem utilizar o abajur como um ponto de apoio, uma luz que ele tenha fácil acesso durante a noite para garantir um sono mais tranquilo e despreocupado.

Já ambientes descontraídos como a sala de recreação podem ter luzes coloridas, que estimulam crianças de diferentes idades, uma boa forma de diferenciar os objetivos do ambiente é manter as luzes brancas próximas de ambientes voltados para a leitura e estudos e deixar as luzes coloridas para um ponto específico e mais interativo do ambiente.

Uma boa forma de acordar as crianças suavemente é usando luzes que aumentam de intensidade gradativamente, você pode acender aos poucos e ajudar a criança a ter uma manhã mais sossegada.

Não se esqueça que mesmo com uma iluminação adequada e planejada, a criança precisa sempre da sua presença e atenção para um desenvolvimento saudável.


Atualizado dia 31/03/2017