10 dicas para uma iluminação confortável – Parte 1

1 – Conheça o seu cliente.

O primeiro contato com o cliente é muito importante, a noção de conforto possui contornos muito particulares é importante não esquecer que, apesar de existirem consensos bem claros sobre iluminação confortável, é necessário considerar que o habitante deve ter seus gostos respeitados. Escolher peças para compor o ambiente que reflitam esse habitante é crucial.

www.instagram.com/marciatucker/
www.instagram.com/marciatucker/
www.instagram.com/julianaperinearquitetura/
www.instagram.com/julianaperinearquitetura/

Vejam dois exemplos de ambientes que conseguiram uma iluminação confortável. É nítido que os habitantes da primeira e da segunda imagem possuem gostos distintos.

2 – Planejamentos de cenas

Um mesmo ambiente pode ser iluminado de diferentes maneiras, novamente, devemos conhecer o cliente e oferecer diversas possibilidades para atingir um resultado que alie conforto e eficiência, planejar com antecedência onde haverá os pontos de luz para mesclar seus acionamentos e conseguir resultados surpreendentes é essencial.

Cena 1: Bem vindo
Cena 1: Bem vindo | Crédito: scenario.ind.br/solucoes/scenario-lighting
Cena 2: Descanso
Cena 2: Descanso | scenario.ind.br/solucoes/scenario-lighting

Nem sempre é necessário contratar uma automação residencial para conseguir diferentes cenários, basta planejar os retornos em teclas distintas e pode-se alcançar o mesmo resultado.

3 – Menos é mais

Rechear o seu projeto de pontos de luz sem sentido não trará nenhum conforto para o ambiente. O titulo da dica pode parecer clichê, mas na iluminação atingir grandes números em lux nem sempre será a melhor solução.

Google Imagens
Google Imagens
Google Imagens
Google Imagens

Muito comum em lojas populares o teto cheio de focos de luz pode parecer eficiente, mas é possível alinhar eficiência e conforto mesmo em lojas populares.

4 – Pra que e Por quê?

Seguindo a linha da dica anterior o projeto luminotécnico deve ser pensado aliando os focos de luz e seus motivos para estarem ali. Uma iluminação sem planejamento não será confortável, as peças de teto: pendentes, plafons, spots e todas outras que produzam luz devem ter um propósito no projeto.

www.instagram.com/patriciadursoarquitetura/
www.instagram.com/patriciadursoarquitetura/

5 – A iluminação faz parte de um todo (conjunto)

Levando em conta todas as dicas anteriores devemos preparar a iluminação para integrar um projeto completo, marcenaria, móveis, revestimentos, pisos e tudo mais. Escolher peças que componham um projeto e estejam alinhadas com o gosto do cliente é um grande desafio, por isso não se furte de olhar muitas opções para não deixar o ambiente incompleto. Uma peça de iluminação no cenário pode tanto ser coadjuvante como estrela principal. Portanto, escale o elenco com atenção a todos os detalhes.

www.instagram.com/rosedesign/
www.instagram.com/rosedesign/

Note que existem focos de iluminação, e até peças como os pendentes no canto, mas todos eles apenas pontuam o principal aqui, no caso, a adega.

www.instagram.com/kleberfiletto/
www.instagram.com/kleberfiletto/

Nesse ambiente os Lustres são os destaques

Não perca semana que vem a segunda parte do Post


Atualizado dia 14/09/2017