10 dicas para uma iluminação confortável – Parte 2

6 – O tom da luz

Atualmente a maioria dos fabricantes oferece três tons de branco, são eles: Branco quente, branco neutro e branco frio. Cada um deles tem uma função distinta (falaremos sobre isso em outro post) aqui nas dicas vamos resumir e destacar a importância de se atentar aos diferentes tons de diversos fabricantes. Por exemplo, se optar pelo branco quente do fabricante A procure mantê-lo em todas as áreas que utilizarem esse tom, pois se no mesmo ambiente existirem lâmpadas branco quente do fabricante B é possível que haja uma diferença considerável, causando desconforto visual.

Ambiente com diferenças na temperatura da iluminação
Catalogo Stella 2015 | http://stella.com.br/

7 – Luz natural

A iluminação confortável deve trabalhar em parceria com a luz natural, estude a carta solar do seu projeto para poder integrar a luz do sol no ambiente. Lembrando que durante boa parte do dia é possível obter resultados surpreendentes com uma luz natural bem planejada.

Sala de estar bem arejada e iluminada com luz natural http://arkitito.com/index.php/portfolio/residencia-cerejeira/

8 – Luz de trabalho também deve ser confortável

Nos ambientes corporativos a palavra é rendimento. O projeto luminotécnico para esses clientes deve ser estudado minuciosamente para encontrar o equilíbrio. Lembre-se, carregar o ambiente de lux com o intuito de aumentar a produtividade pode gerar efeito contrário, resultando em colaboradores fadigados e com a vista cansada.

http://www.rsdesign.com.br/como-iluminar-o-seu-escritorio/ | Office-snapshots http://www.rsdesign.com.br/como-iluminar-o-seu-escritorio/ | Office-snapshots

9 – Cuidado com os balizadores

Auxiliando a caminhada em ambientes escuros e em áreas externas balizadores, como o próprio nome já diz, devem ser usados para balizar o caminho. Porém, preste atenção na escolha da peça que irá integrar o seu projeto nesses ambientes. Considere que os focos de luz, se mal planejados, podem ofuscar os passantes causando exatamente o oposto da idéia original. Além de um bom posicionamento lembre-se de utilizar lentes ou grades antiofuscantes caso a peça já não venha integrada com esse acessório.

10 – Luz é sensação

A Iluminação confortável deve ser um objetivo em comum de todos os envolvidos no projeto. A luz transmite sensações e a percepção de conforto muda muito de pessoa para pessoa, o grande desafio de uma iluminação confortável é encontrar esse lugar, onde luz e conforto se alinham ao gosto particular de cada individuo gerando uma sensação única.
imagem-4


Atualizado dia 08/09/2017